terça-feira, 10 de junho de 2014

Já ouviu falar em Capitalismo Consciente? Você acredita que é possível lucrar e promover uma melhor qualidade de vida para todos? Então é melhor ler...

Foi com grande entusiasmo e a sala cheia de amigos e convidados especiais, que abrirmos o primeiro encontro do Ciclo de Diálogos sobre o Movimento do  Capitalismo Consciente, resultado de uma parceria entre a Casa Deg Filó e o Portal Mediação, tendo como anfitriãs a Flávia Ursini e a Carla Boin.



Sala da Adega, no 68 La Pizzeria.
 No próximo encontro será necessário uma sala maior : )


Foto capturada pela Adriana Adler, de nossas mãos, que já representa
uma parceria de sonhos, expertises e ações por um bem maior!


O movimento Capitalismo Consciente desafia as pessoas a repensarem suas escolhas e atitudes. A noção da interdependência entre tudo e todos pede a ampliação da nossa consciência sobre o nosso papel e a responsabilidade que temos enquanto seres humanos coabitando o planeta Terra.




Flávia Ursini, Ricardo Glass e Carla Boin.


Neste encontro convidamos o querido Ricardo Glass para vir contar sua experiência como um dos conselheiros do Comitê Gestor do Capitalismo Consciente Brasil, e por ser fundador da Okena (http://okena.eco.br/) , uma empresa responsável por tratamento de efluentes industriais, que já é certificada como empresa B (http://www.sistemab.org/portugues/inicio).



Ricardo Glass, nosso convidado especial desta noite.
A cada encontro um novo conselheiro do Movimento
Capitalismo Consciente, será convidado!



Ricardo nos presenteou com uma história de vida questionadora, que sempre foi atrás do que fazia sentido e tivesse significado, razão pela qual lhe levou a fundar a Okena, com valores reconhecidos na percepção de nossa interdependência enquanto ecossistema e com uma missão maior no mundo, que vai além de uma visão apenas do "sucesso" corporativo.







No encontro fizemos uma colheita coletiva dos principais pontos e questões levantadas, que compartilho agora de maneira livre:

Qual é meu lugar no mundo?

"È onde minhas paixões encontram meus talentos!"
Ou onde possa usufruir de meu potencial, ou ainda onde possa fazer escolhas coerentes com meu propósito. Conectar-me com quem já esteja pronto.


A gente não escolhe o caminho é ele que nos escolhe...

É preciso pensar menos e sentir mais. Ter coerência. Um coração inteligente. Fazer "turismo interno".






Como ampliamos a consciência sobre nossa situação de interdependência entre tudo e todos? A resposta está dentro de nós, só um EU consciente pode gerar um mundo consciente.





A economia é que deve estar a serviço das pessoas e não o contrário. Re-significar a vida!

 Colaboração ~ Transformação ~ Ciclo Virtuoso




Uma empresa para existir precisa de contrato social, objeto social e razão social, mas quão distantes estamos destes valores? 

Qual o propósito de minha atividade profissional?

Como podemos trabalhar valorizando as pessoas que nos cercam?

Como podemos criar formas sustentáveis para o desenvolvimento de trabalhos cooperativos?





Como pode funcionar melhor?

Necessário romper padrões...

Você está disposto a abrir mão do consumo?

As fronteiras territoriais tem de cair, temos de agir globalmente, ao menos com o pensamento. 

Não é só o lucro que conta. 







Como posso contribuir mais?

E foi com essa pergunta, que finalizamos o encontro, que não queria terminar. Na roda, muitos ainda queriam contribuir com depoimentos ou novas questões. O que só nos alegrou, saber que no mês que vem, dia 21/7, haverá um novo encontro, e que se conseguirmos Apoiadores a iniciativa do Ciclo de Diálogos, será mais ampla e significativa.

Gratidão a cada um que pode estar presente e trazer sua contribuição e reflexão!




Gratidão! Que venham os próximos encontros!

2 comentários:

  1. Que legal!! quero participar do próximo encontro!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris querida, será um prazer ter sua companhia e suas ricas contribuições! O próximo encontro será dia 21/7. Obrigada, bjs e até lá : )

    ResponderExcluir