domingo, 15 de setembro de 2013

Deg Teens Itinerante tem muito a celebrar!



Primeiro porque celebramos o centésimo encontro da Casa Deg Filó, segundo porque foi o primeiro encontro Deg Teens Itinerante experimentando " Design Thinking" e terceiro porque fizemos uma parceria!



Mas, vamos contar esta estória do principio...

Design Thinking, da onde vem esta expressão e o que significa?


Em 2009, Tim Brown, CEO da IDEO, ficou famoso por compartilhar com o mundo um "modo de pensar" que tornou a IDEO, Consultoria em Inovação e Design, uma das dez empresas mais inovadoras do mundo. Essa "forma de pensar" ficou conhecida como Design Thinking. No entanto, a metodologia havia sido criada em Stanford muito antes.

O que diferencia Design de Design Thinking é o ponto de vista. Design ou desenho industrial,  é a idealização, criação e desenvolvimento de produtos, orientados por um objetivo ou para a solução de um problema, a partir das necessidades e desejos do usuário.

Design Thinking parte de um ponto de vista muito mais empático, em que o "designer" além de se colocar no lugar do consumidor/usuário sente-se como um. E a outra grande diferença, é criado e desenvolvido com as pessoas e não para as pessoas. Resumindo é uma ferramenta poderosa de criação de novas ideias, a partir da construção coletiva.

Voltando ao encontro... Convidamos nosso Deg Teens, pais e jovens, a degustarem uma experiencia de solucionar um desafio a partir desta ferramenta, que utiliza empatia, colaboração, experimentação e muita imaginação!



Com o desafio de "VERACIDADE", atravessamos as 4 etapas do processo:




> DESCOBERTA 
> INTERPRETAÇÃO a partir do olhar coletivo 
> CONSTRUINDO PARA PENSAR ( ideação + experimentação) 
> EVOLUÇÃO CRIATIVA (solução/protótipo)






Saímos muito contentes com a experiencia realizada,  e a alegria de mais uma vez confraternizar descobertas, aprender com o outro, fortalecer o convívio e a troca. Seguem abaixo alguns dos depoimentos:




" Adorei o formato da apresentação que permitiu conhecer melhor os demais. O tema foi aberto, dando espaço para exercitar bem a criatividade de todos e o exercício foi construtivo, atingindo o objetivo proposto. Uma experiencia fantástica : ) "




" Gostei muito! Pensar o lado bom e o lado ruim da cidade, criação de personagem, discussão sobre as soluções e apresentação... demais!"

" Trabalho em grupo. Ir além do pensamento inicial."



" Construção de novas ideias, construção do novo, exercício do pensar diferente."

" Gostei muito porque além de nos fazer pensar, eu também conheci pessoas novas e me diverti muito. Amei!"




" Adorei a experiencia, foi muito criativa, nos faz pensar sobre tudo!"

" Achei a dinâmica interessante, porque começa e você não sabe como vai terminar, sem deixar de provocar motivação, criatividade e uma boa dose de interpretação de todos."



Além disso, a Casa Deg Filó fará parceria com a KREAKATALI, Academia Criativa, para realizar treinos da experiencia do Design Thinking para crianças e jovens, que está sendo fundada por Thiago Gringon, facilitador da Escola Design Thinking, a ser lançada em outubro.



Thiago Gringon


Finalizo com um grande agradecimento a Escola Design Thinking por ter cedido o espaço, a colaboração da facilitadora Isah Araújo e ao parceiro e facilitador Thiago Gringon por esta tarde surpreendente!

Um comentário:

  1. Poder enriquecer o nosso repertório de como pensar e construir o diferente e o não percebido é muito válido para uma cidade, uma sociedade que precisa resgatar seus melhores valores e enfatizar a criação do coletivo. Parabéns jovens e pais, buscando juntos uma nova forma para isto acontecer - Design Thinking!!! Adorei as fotos, lindos!!

    ResponderExcluir