segunda-feira, 24 de junho de 2013

Deg Leitores: A cons-ciência de ser feliz!

Claro, que você já deve ter se questionado o que te faz feliz? O que te motiva? O que te faz levantar da cama todos os dias?

A verdade é que, se de um lado buscamos respostas para estas questões, a ciência, por outro lado, parece querer nos ajudar a desvendar este mistério de "ser feliz" também. 

Neste encontro conversamos sobre o livro " A ciência de ser feliz", da Dra. Susan Andrews, fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro, o qual reúne as novidades da ciência hedônica e apresenta os recursos da biopsicologia que permitem ao ser humano compreender o processo de estresse e aprender a gerenciar a vida e situações de crise. No entanto, não nos pareceu nada de novo, a "novidade" seria colocarmos em pratica o que já sabemos, exercitar os conceitos. A própria rede do Pão de Açúcar, nos propõe sair da passividade e ir além em seu slogan: " O que VOCÊ faz para ser feliz?"

Falando de felicidade, a grande felicidade deste encontro foi também reunir amigas que não se viam há muito tempo... 



Paula Maia e Claudia Cavalcante



Entre brindes fomos nos permitindo deixar vir o que surgia...

Ser feliz é simples.
Um sentimento.
Felicidade é contagiante, feita de momentos.
A felicidade traz sucesso e não o contrário.
O materialismo é inimigo da felicidade.
É preciso cultivar a felicidade.
Responder com amor próprio, auto estima.
É um estado de consciência.



Muitas vezes nos preocupamos para que as fotos saiam 
"perfeitas", sem sorrisos torcidos, posturas ideais
 de "felicidade", mas será que não seria mais significativo
 termos fotos que também tão somente registram o momento?




Ana Cristina Mazetti e Adriana Bazzali

Felicidade tem haver com fazer escolhas, mas existe o medo e o peso da responsabilidade, as quais  podem trazer respostas positivas e negativas... 
Segundo o livro, às vezes, podemos ser mais feliz quando não temos escolha. Um exemplo comentado foi: você ganha uma viagem para ir á Paris, aquele presente é mágico e te realiza plenamente. Por outro lado, se o presente tem uma opção, por exemplo ir á Paris ou ao Havaí, você pode pensar, mas se tivesse ido ao Havaí será que aquelas maravilhosas praias não teriam sido mais prazerosas, do que ficar vendo museus? Aí começa a insatisfação.

Ambição, sonho... expectativas e missão de vida. Tudo parece um pouco embaralhado...
E relacionamos ambição ao lado profissional, ao materialismo... mas também impulsiona a determinação que leva à ação. A ambição associa-se diretamente com fortuna, glória e poder, representa uma expectativa com relação ao futuro. A ambição coloca o sonho em ação.
Por outro lado, sonho, pela definição científica, é a imaginação do inconsciente, aproxima-se mais da essência do ser. Aí surge a vocação, que lhe coloca em contato com sua missão.


Cris Croso e Paula Cadette



E bolo que foi feito naquela tarde para o jantar,
 diante da áurea da felicidade, revelou um "coração" 
para receber as amigas ( Cris, Paulinha, Adri, 
Claudinha, Deby, Paulinha e Cris).



Amigas de longa data juntas pra relembrar os bons
momentos da turma: Claudinha, Paulinha, Deby e eu.

Uma boa dica do livro, que experimentamos, foi fazer uma lista de gratidões da semana, que também pode ser diária. Isto amplia nossa percepção de quantas situações, acontecimentos e pessoas somos gratas e felizes por estarem em nosso caminho, diminuindo e afugentando  nossos momentos de tristeza e de insatisfação com a vida : )

E talvez o que importe não seja a ciência de ser feliz, mas a "cons-ciência de ser feliz"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário