segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Retrospectiva 2009

17 - 12 - 2009  |   Encerramento do ano
Exibição e debate do filme Simplesmente Feliz

No especial de Natal e celebrando o sexto ano de filmes inspiradores, o CineClube coloca em debate uma personagem controversa, cujo único defeito é manter o alto astral, a despeito do mau humor que impera no mundo atual. Poppy, uma professora primária, se veste com roupas coloridas e tenta ver a vida pelo lado positivo. Seu bom humor chega a incomodar as pessoas e sua busca pelo otimismo causa diversos conflitos e trazem uma mensagem muito profunda. Poppy é vivida por Sally Hawkins, ganhadora do prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim. A direção é do mestre britânico Mike Leigh, criador de Segredos e Mentiras.



* 
23 - 11 - 2009  |   Felicidade, textos diversos



Esta reunião foi recheada de textos e citações, trazidos pelas participantes, que melhor traduziam felicidade para cada uma. Mas infelizmente, não localizamos os registros desta reunião para compartilhar no Blog.





* 
09 - 11 - 2009  |   Leitura do livro Alma Imoral, de Nilton Bonder ( pág. 37 até o final)

Em qual dos caminhos estamos?
O curto-longo ou o longo-curto?
Traduzindo: o da rotina e acomodação ou
o da mudança e inovação,
que levam a satisfação e a realização de fato?

São muitas as reflexões que o livro nos trouxe mas escolhemos esta apenas para deixar o gostinho...



* 
19 - 10 - 2009  |   Leitura do livro Alma Imoral, de Nilton Bonder (até pág. 36)

Está na essência masculina a disputa e na feminina o desejo de proteção e de prole. Assim, homens buscam quantidade e mulheres qualidade. Novidade?? rs...
A consciência traz a percepção do nu. O nu que se vê nu, precisa esconder-se de si e dos outros. Moral, tradição e religião são para "vestir".
A alma, "voz do corpo", transgride para buscar a evolução. Numa relação, quando um avança pelo desejo de transgredir, de mudar,
se o outro não conseguir se alinhar, resultará rompida a relação.

O livro deveria chamar-se "Alma amoral" e não imoral!
* 
28 - 09 - 2009  |   Perdão: The Road to Freedom de Yasuhiko Genku Kimura

Parece que a cada reunião vamos amadurecendo e descobrindo como é bom podermos nos livrar de pesos que nem imaginávamos que carregávamos.


A discussão sobre o perdão foi muito significativa e nos trouxe esta dimensão: quando perdoamos, nos libertamos, sem querer dizer que concordamos com o outro. 

Segue o link:


* 
14 - 09 - 2009  |  Primeira reunião: Quem somos nós (What the bleep do we know?) 

Convite original:

Já faz tempo que venho falando em nos reunirmos prá filosofar, colocar as fofocas em dia, beliscar umas guloseimas... Enfim um bom motivo prá nos encontrarmos! Agora este sonho ganhou força, minha querida amiga Paulinha, também compartilhava da mesma idéia, além de já fazer parte de grupos de discussão. Assim, prá tirar do papel e já colocar em prática... Na próxima segunda será nosso primeiro encontro ás 20:00hs em casa. Esperamos vocês para deliciosas "Degustações Filosóficas"! Gostaríamos de iniciar com o Filme “Quem somos nós?", pois acredito que a maioria já deve ter visto. O objetivo desta reunião também será selecionar leituras interessantes para embasar nossos próximos encontros. Assim, tragam suas sugestões! Os quitutes ficarão por minha conta e da Paulinha. As bebidinhas serão bem-vindas! Por favor, confirmem o quanto antes, pois as vagas são limitadas. Quero dizer, o espaço físico. Beijo grande - Flá & Paulinha



 *

Nenhum comentário:

Postar um comentário