segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As primeiras páginas da Casa Deg Filó


Visando o bem estar da alma
Em 2009, reencontrei minha querida amiga de infância Paula e descobrimos um forte desejo em comum: reunir pessoas para uma conversa mais interessante, afinada com autoconhecimento, sem doutrinação para compartilhar experiências e quem sabe, encontrar a “fórmula” da vida que vale a pena ser vivida, como diria Clovis de Barros Filho. Aí nasceu o “Degustações Filosóficas”.

Um grupo despretensioso que deseja conhecer um pouco mais da filosofia, não através de mestres ou cursos propriamente ditos, mas sim através de uma leitura base, para juntos compartilhar o entendimento de cada um, sua sabedoria, nossa sabedoria. Uma filosofia que é para todos, pé no chão, uma filosofia aplicada.

Hoje percebo que compartilho o mesmo que o filósofo suíço Alain de Botton, que esteve no Brasil: desejo colocar a sabedoria, a cultura, as resposta filosóficas não como um açucareiro de riqueza a serviço da vaidade, mas como uma ferramenta para a vida ética, para torná-la mais fácil, mais intensa e absorvível, mais evolutiva e rica, desde a simples convivência com o trânsito até as questões ecológicas, passando por trabalho, família, filhos, estado físico e bem estar da alma.

Nesta jornada, já deciframos temas como o perdão, a felicidade, o envelhecer, o poder do silêncio, a culpa... Lemos livros que abriram nossos olhos e coração como Aprender a Viver de Luc Ferry, A Alma Imoral de Nilton Bonder, Ensaios de Amor de Alain de Botton... Assistimos peças, filmes, vivenciamos experiências de danças circulares, constelações familiares, meditação, entre outras. Onde o mais rico e prazeroso sempre foi a conversa posterior. A visão solitária é limitada, através do grupo, da troca, ampliamos a compreensão e a força mútua.

O mais interessante sobre os temas é que não são impostos ou previamente definidos. O grupo, pelo desenrolar ou enrolar da conversa, escolhe a direção que quer prosseguir.

Hoje, “Degustações Filosóficas” tem um ritual. As reuniões são quinzenais e sempre se iniciam com uma meditação. O objetivo é vencer o estresse após a chegada e colocar todos na mesma sintonia. É este relaxar que nos permite mergulhar no tema, sem rodeios ou devaneios. Porque afinal, sabemos que depois virá o melhor, um jantar com receitinhas especiais para inspirar a boa conversa. Ao primeiro brinde, inicia-se a reunião propriamente dita.

A Casa Deg Filó como já é mais carinhosamente conhecida, tem vários formatos de encontros: Deg Leitores para conversas sobre livros; Deg Espectadores para discussões sobre filmes ou vídeos do TED, uma organização americana que promove "idéias que merecem ser espalhadas" pelo mundo; Deg Aprendizes encontros com convidados ilustres; Deg Teens encontros entre pais e filhos adolescentes e aonde mais nosso desejo nos levar. O intuito é aprender a ouvir, dar a justa importância ao próximo para depois expressarmos o que sentimos e pensamos. Aqui nos apegamos para aprender a difícil tarefa de desapegar.

Flávia Ursini, "alquimista" pós-graduada, fez carreira em multinacionais e foi empresária. Frequentou a Escola Gurdjieff São Paulo, praticou yoga  mas hoje é ciclista. Sempre viajou para conhecer a diversidade. A paixão pela vida, o anseio em compartilhar e o incansável questionamento, levaram-na abrir a Casa Deg Filó. Integrante da Comunidade de prática internacional Art Of Hosting, atua também como facilitadora pela empresa IS IT CONSULTORIA em processos participativos que buscam a transformação sistêmica a partir da escuta e empoderamento dos indivíduos, trazendo à tona a inteligência coletiva para cocriação de soluções.

Celular 11 98338 9412

Nenhum comentário:

Postar um comentário