quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ciclo de Diálogos sobre os Negócios Conscientes: Karina Chaves, conta sua experiencia sobre Diversidade no Carrefour.

Neste encontro inauguramos o espaço do Portal Mediação, para receber a querida e entusiasmada Karina Chaves, líder do Programa de Valorização da Diversidade e gerente da Responsabilidade Social do Carrefour, que tem como uma de suas missões estimular os diálogos internos e externos sobre a importância de valorizar e respeitar todas as pessoas em suas semelhanças, diferenças e singularidades. 



Karina Chaves.

Karina compartilhou sua experiência de quem lida com questões de preconceito e discriminação todos os dias num mundo de 65.000 colaboradores que interagem e atendem mais de 19 milhões de clientes. "Como empoderar colaboradores e clientes a manifestarem com respeito suas necessidades?"  e "Como permear uma cultura de respeito e um código de ética por toda a organização?" foram algumas das questões.


Segundo Karina, no Carrefour " não escolhemos a quem respeitar, temos respeito a todos". No entanto sabemos que ainda é necessário quebrar o paradigma do que é um bom atendimento "padrão TAM". Um dos empecilhos da resistência das pessoas é o medo de se lidar com o diferente, sentencia. 

Achamos que temos o direito de julgar os outros. A própria religião culpa e julga os que agem mal e "castiga". No Brasil, o respeito parece existir por medo da punição... Temos de ter respeito pelo respeito, e as conversas prosseguem.

A dificuldade de aceitar a diversidade de raças, religiões, culturas, sexualidade... poderia deixar de ser um problema e tornar-se a nossa força, comenta um dos participantes. A partir de uma escuta atenta e humilde, a compreensão de que somos diferentes e por isso temos infinitas maneiras de ver o mesmo fato, pode contribuir para trazer soluções criativas cocriadas muito mais poderosas.




Muitas vezes os conflitos acontecem simplesmente porque sentimos uma necessidade de acolhimento e de amor, mas ao invés de sermos sinceros sobre nossas necessidades genuínas agimos e usamos palavras que não expressam nossos verdadeiros sentimentos e só escondem nossa insegurança e fragilidade. Karina complementa, somos ao mesmo tempo vitima e algoz.




Se desejamos realizar negócios conscientes, parece que o ponto de partida somos nós mesmos, conscientes de nossa natureza poderemos cuidar de como nos relacionamos e nos importamos com o outro, para atingir metas mais elevadas e significativas.


Carla Boin, Karina Chaves, Rolando Pelliccia e eu, Flávia Ursini.


Minha gratidão a Karina Chaves, que inspirou através de sua história e realizações com foco na Diversidade nossa reflexão de como cada um de nós pode ser um agente transformador neste longo caminhar. Agradeço a todos presentes que contribuíram para nossa rica e estimulante conversa, ao Rolando Pelliccia e a Contexto por apoiar nosso Ciclo de Diálogos sobre o Movimento dos Negócios Consciente e a querida, Carla Boin, minha parceira.




Aos que desejam nos acompanhar o próximo encontro será no dia 24/9. Agende-se e envie um email para contato@casadegfilo.com.br para receber mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário