terça-feira, 13 de maio de 2014

Comunicação empática, você pode ter uma!

Fomos recebidos pela maravilhosa e querida, Tokie Esaka, que já em si é um exemplo de gentileza e comunicação empática.



Tokie Esaka e eu.


Na sala vários amigos de amigos, coaches, pessoas que trabalham com desenvolvimento humano, curiosos a cerca de como podemos reduzir conflitos e estabelecer uma comunicação mais assertiva em nossas relações pessoais e de trabalho, sem deixar de respeitar-se e dizendo o que precisa ser dito, com atenção aos sentimentos do outro.




Renata Coselli Tabith


A comunicação empática ou comunicação não violenta foi criada por Marshall Rosenberg na década de 60, a partir de sua percepção e experiencia em escolas e universidades de como podíamos amenizar os combates verbais do dia a dia. Hoje, serve de guia na resolução de conflitos em mais de 65 países. Quem trouxe sua expertise para nossa roda foi a Beth Cerri*, que tive o prazer de conhecer, através de conexões com o Instituto EcoSocial que promove esta pratica.


Prazer em receber Beth Cerri!


Impossível trazer toda a teoria envolvida, assim fomos brindados com dicas poderosas e amorosas de como podemos com a simples,  e tão difícil observação de si e do outro, aprimorar nossa comunicação.


Alexandre Imanish


Veja abaixo "insights" de nossa colheita:



O objeto da fala á disposição.


QUEM TEM RAZÃO? Sempre a pergunta de nos rodeia e invoca as emoções!

A CNV ( comunicação não violenta) trata da alma humana. Como posso abrir minha alma para mim e para me relacionar com os outros?

O poder, ou sua disputa,  é o grande motivador de nossa quebra de conexão, bem como os  mal entendidos e a falta de escuta. Desaprendemos a nos comunicar e o padrão de educação recebido só gera atitudes "automáticas".

Existem dois tipos de linguagem, a "burocrática", que julga, define o que é "certo e errado", e "segue ás ordens" buscando sua isenção de culpa. E a linguagem do "coração", aquela que é amorosa sem ser brega, e sim efetiva, denominadas por Marshall como as linguagens do Coiote e da Girafa, respectivamente.

Frequentemente confundimos sentimentos com necessidades, e aí reside a questão. Manifestamos sentimentos, que encobertam necessidades não claras, que acabam por criar "culpa" no outro, as quais geram reações abruptas, diante da sensação de ameaça.

Ou usamos "não-sentimentos", acreditando que estamos manifestando nossos sentimentos, mas no entanto são pensamentos que apenas servem para "culpar" os outros. Veja uma lista de não-sentimentos: ameaçado/atacado, desacreditado, usado/rejeitado, enclausurado/enganado, desemparado, sobrecarregado/subestimado, pressionando, diminuído, coagido, criticado, menosprezado, negligenciado, intimidado, provocado, desapontado... (ref. Marshall Rosenberg)

Frustração e necessidades não satisfeitas geram violência e agressividade!

A chave está em saber, qual é a minha necessidade verdadeira e comunicá-la com precisão. No entanto, tememos ficar vulneráveis...

Rudolf Steiner recomenda " dormir em você e acordar no outro".

Lembre-se, você é responsável pelo que diz e não pelo que escuta.

Como pode transformar sua comunicação? Simples!

* controle suas emoções através da respiração, consciência e presença.
* pratique a equanimidade mantenha o animo inalterado, tanto na adversidade como nos bons momentos.
* ouça a sabedoria do outro.
* conheça as suas necessidades.
* converse "olho no olho" para identificar as necessidades mútuas.
* seja genuíno.

A fórmula não é mágica mas poderá ajudar, experimente!
EU ME SENTI ASSIM... QUANDO VOCÊ... PORQUE MINHA NECESSIDADE É...

A Beth fez a gentileza de nos enviar duas indicações de leitura para quem desejar aprofundar-se:





Gosto de dizer, que temos tantos conhecimentos, mas se não aplicarmos, nunca poderão tornar-se sabedorias e enriquecer nossas vidas... então comece hoje!

Beth Cerri* é Consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo IMO Brasil. Pedagoga Social pela APS e formação em Conseling-Helping Conversation. Master em Consultoria pelo CLH e Steden University - Holanda e Formação em Mediação de Conflitos e Comunicação não violenta, criada por Marshall Rosenberg, na Trigon - Alemanha. Oferece vários cursos sobre o tema, se desejar entrar em contato envie um email para: bethcerri@gmail.com


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