sábado, 27 de julho de 2013

Deg Furquilha: O encanto e o desencanto de ser humano.

O Deg Furquilha, faz parte da iniciativa Itinerante da Casa Deg Filó, que leva a organização do encontro e o ritual da conversa para lugares acolhedores e inspiradores.  

A Associação Rural Comunitária ( ARN), ou como é mais conhecida, a Fazenda  Furquilha, já nasceu com a finalidade de integrar o homem na natureza e no universo, dentro de uma visão holística e ecumênica, sem nenhum tipo de distinção ou forma de preconceito.


Fomos recepcionados por um beija flor dourado!

Sair de São Paulo em direção a Monte Alegre do Sul, na sexta à noite, com um frio dos " Glaciares patagônicos argentinos" e despertar neste jardim com sol, aqueceu a alma e abriu o apetite!



Horta comunitária da fazenda.

A agenda começou com um saboroso almoço, preparado pela Vera, moradora da Fazenda, que tem por hábito, colher as hortaliças e comprar nos sítios vizinhos as frutas e legumes orgânicos.


A queridíssima Vera Zamarioli,
chef dos deliciosos quitutes vegetarianos,
comigo e com o Homero.


Depois de um "relax", partimos para a primeira atividade do dia, ler e comentar com o autor, Homero Santos,  a peça " A Caveira de Hamlet e a Magia do Três". Esta versão resumida do livro " A Caveira de Hamlet, questionamentos mal comportados sobre a vida, a verdade e o futuro", traz de uma maneira muito mais dinânima e acessível, os mesmos ensinamentos do livro. Um dos principais é o reconhecimento de que somos regidos por uma tríade invertida de deuses, o Deus Mercado que nos cega com seu consumismo, o Deus Ciência que representa a força motriz da inovação desenfreada e o Deus Morte com o controle do fim certo. Inexoráveis, só nos restaria a conquista da Simplicidade voluntária e do Amor servidor para uma vida mais harmônica e feliz, em prol do único bem existente, o planeta Terra. A estréia da peça, deve ocorrer ainda neste segundo semestre. 


Leitura em roda da peça , ainda inédita,
" A caveira de Hamlet e a magia do Tres"
com o autor Homero Santos.


Tempo e templo para meditar...



Lago para contemplar...



Lanche com deliciosos morangos doces ( acredite!rs),
bolos caseiros com goiabada derretida, pão integral,
 biscoitos, geleia de gengibre, compota de abóbora
 e queijos... humm!

Banhos tomados ( rs!), partimos para a "sessão de cine" do documentário " Entre a Luz e a Sombra" de Luciana Burlamaqui, jornalista de causas humanas e sociais, retrata de forma sensível e emocionante, a violência e a natureza humana a partir da estória de uma atriz que dedica sua  vida a humanizar o sistema carcerário, na busca de um meio de ressocialização mais digno para os presidiários. Gira em torno da dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-x, dentro do Carandiru. O documentário acompanha a vida destes personagens, por sete anos a partir do ano 2000. Atravessa questionamentos existenciais, mostra a realidade dura do sistema decadente, a determinação de presos que ainda tem fé e o amor que envolve mas não salva. 
Este maravilhoso e indispensável "capolavoro" ainda espera ser financiado para ter seu vídeo lançado, oficialmente, no mercado. 


Platéia atenta para iniciar a sessão " Entre a Luz e a Sombra".
Gratidão pela presença de todos!





Depois de tanto compartilhar, uma ceia aconchegante e saborosa:
purê de mandioquinha, quibe de trigo, tomate seco e azeitonas pretas,
batatinhas douradas com alecrim e salada variada.

Homero Santos e Luciana Burlamaqui,
sou muito grata por este iluminado fim de semana
na companhia de vocês e generosa sabedoria compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário