segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Variações sobre o prazer de Rubem Alves.


Que maravilha é “ouvir” um homem de 70 anos falar sobre os prazeres da vida de quem já viveu e vive com um olhar curioso, o coração desperto e a alma de menino.

Em poucas palavras Rubem vai delineando o que importa e faz vibrar, o que tem sentido. “O prazer de conversar está nos pensamentos que suscita e não nas conclusões que chega. Escreve com esta “fome” citando Barthes, o texto têm que dar prova que ele me deseja, palavras dão prazer.”

Dos saberes aos sabores, os olhos contemplam de longe, mas é pela boca que conhecemos a vida.  Somos o que comemos. Os sabores, as texturas, só são possíveis pelo ato de presença. E curiosamente, os sabores e os saberes, têm no latim a mesma origem sapere. A ciência tenta explicar a “sabedoria”, mas a verdadeira sabedoria é saber o que não sabemos. É fazer uso da intuição. “Se a vida dependesse de nosso saber consciente, há muito teria desaparecido”. “O consciente é a casca da cigarra que deve ser rompida para que o inconsciente voe. É preciso inconscientizar”.


Na escola, critica muito a forma de ensino atual onde todos devem encaixar-se no sistema, seguir a mesma métrica do como fazer, sufocando o criativo de cada um, sua identidade. “Deveriam ensinar a brincar com o pensamento. Só quando o pensamento brinca que as boas idéias chegam”. O pensamento, é o sexto sentido para Rubem.

“Na culinária, o objeto é a excitação que provoca, sob a forma de gosto.” Conhecer alguém é também provar seu gosto. “O que os amantes buscam não é o orgasmo e, com ele a morte do desejo. O que eles desejam é a alegria de ver crescer a fome do outro. Fome, desejo: palavras diferentes para designar um mesmo mistério”.

Na velhice, perde-se memória, mas ganha-se em coragem, em sermos capazes de rirmos de nós mesmos. Chega de censura. Não se preocupe é bom esquecer, e criar espaço interno.

Mas, quem ensina, o homem maduro ou a criança? E o livro termina com a seguinte frase: Os adultos para se salvar, deveriam rezar diariamente a reza mais sábia de todas: “ Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário