terça-feira, 8 de maio de 2012

Resiliência, segundo o olhar do especialista Paulo Sabbag

Palavra originária da engenharia dos materiais, significa o tempo que um produto demora para retornar ao estado normal. Em nosso cotidiano determina a capacidade que as pessoas tem de lidar com as adversidades, em seu processo de evolução. É a capacidade de recuperação diante dos problemas.


Qualidade que está virando moda nas empresas, como a mais desejada, tem muito a revelar, segundo Paulo Yagizi Sabbag e Iara Guimarães que gentilmente aceitaram nosso convite para jantar.


Se disserem que você é muito resiliente, festeje! Personalidade resiliente engloga ter auto-eficácea e auto-confiança, temperança ou controle das emoções, flexibilidade mental, ser empático, próativo, competente socialmente, persistente e otimista. Mas, fique atento resiliência se herdada pode ser perdida, na ausência de estímulos externos.

Paulo além de professor da FGV, é o idealizador da primeira escala nacional para avaliar o nível de resiliência de profissionais. Os parâmetros foram definidos através de uma pesquisa realizada com 1500 pessoas no Brasil.

A antiga escala de estresse ficou sem embasamento, pois se observou que pessoas diferentes tinham reações adversas ao mesmo tipo de estresse. Hoje sabemos que é mais estressado quem é menos resiliente. E mais feliz quem tem mais resiliência.

Nossa sociedade valoriza o excesso, a destemperança, por isso crescem tanto as doenças de fundo psicológico.

Pessoas de baixa resiliência tendem a se isolar, insistir na mesma estratégia e viver do insucesso.

Ser bombardeado por situações estressantes não necessariamente aumenta sua resiliência. Se você já tiver boa resiliência, ela aumentará. Ser resiliente numa determinada situação não significa que será para outras.

Paulo, garante que podemos aprender a ser resilientes e que meditação, ioga e esportes a acentuam.

Nos momentos difíceis de baixa resiliência tenha a mão, fotos de boas lembranças, conquistas que fez, elogios de chefes, frases positivas de entes queridos.

Depois de tantas discussões sobre o tema, questionamos Paulo sobre quais seriam os exemplos de elevada resiliência: Nelson Mandela, Walt Disney e Gandhi. De baixa: Amy Winehouse e Steve Jobs. E a Dama de Ferro? É apenas uma resistente.

2 comentários:

  1. Primeira vez que entro no blog e já esta em meus favoritos....parabéns!Acompanharei e indicarei com ctz!Abraços!

    ResponderExcluir
  2. oi Carla, Que gostoso saber disso! Será um prazer ter sua companhia ; ) bjs

    ResponderExcluir