quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ciclo de Diálogos sobre o Movimento dos Negócios Conscientes: A potência dos pequenos!

Este foi o segundo encontro e contou com a participação de três conselheiros do Capitalismo Consciente Brasil, Thomas Eckschmidt, Vicente Gomes e nosso palestrante Maurício Goldstein.



Maurício Goldstein

Thomas Eckschmidt e nós anfitriãs, Carla Boin e eu.


Mauricio, consultor da Corall e autor do livro " Novas Organizações para uma nova economia", inspirou nossa conversa com dados de sua pesquisa de cenário feita em vários países no mundo, inclusive no Brasil:



só 21% dos funcionários são engajados
só 25% das empresas acredita que está inovando
até 33% são gastos com salários de gestores ( e não setor operacional)
só 51% das empresas estão satisfeitas

Depois trouxe Cases de empresas como a "MORNING STAR - excellence through commitment", uma empresa de fabricação de molho de tomate que se tornou em poucos anos a líder de seu mercado, com uma gestão sem chefes que aposta na motivação das pessoas para liderar.  http://corall.net/novaeconomia/blog/kate-julia/

E a ZAPPOS, uma empresa que entrega milhões de calçados todos os dias e acredita que o diferencial esta no clima familiar e amigável da empresa. Onde é até difícil encontrar o CEO, que não tem uma sala privativa envidraçada, mas está entre as baias de todos. Um lugar onde as pessoas amam trabalhar e os clientes comprar. http://corall.net/novaeconomia/blog/curabitur-ullamcorper-justo-sed/

O movimento dos negócios conscientes parte da crença fundamental no ser humano, que é auto motivado pelo que faz sentido e pela sua paixão. Aonde existe descentralização de gestão, empoderamentos dos colaboradores, trabalho em equipe e muita colaboração ao invés de competição.











Registro aqui alguns "insights" de nossa conversa:

O que engajam as pessoas são o trabalho e a forma de operar.

Um líder deve fazer escolhas ou se submeter ao sistema?

A liderança é feita de coragem, humildade e escuta.

Nas empresas que encantam, todos os stakeholders lucram mais.

Como permear a cultura da empresa no crescimento? Tem que ser orgânico. Crescimento através de fusões só trazem confusão.

Como nasce uma empresa consciente? Normalmente, o fundador parte de um dilema existencial até que constrói um sonho catalizador. A identidade e a cultura da empresa também são essenciais. É necessário desmontar crenças!

Como comunicar para o consumidor a importância da escolha de empresas conscientes?

Chega de "propagandas de fachada" é necessário comunicar com propósito.

As empresas tem de sair do mundo da dualidade: aqui eu vendo ( não importando as praticas utilizadas), lá eu apoio, falando-se da proliferação de institutos sociais de apoio e de incentivo.

Negócios Conscientes estão nas mãos das empresas e nas nossas!

Perceber e realizar ações conscientes em nosso trabalho e/ou vida pessoal, capazes de gerar transformação a nossa volta, geram a potência do pequeno!



Fizemos uma colheita de depoimentos instantâneos
 de apresentação dos presentes e de como cada um achava
 que contribuía com estes valores em seu cotidiano.


Neste encontro mais uma vez, fomos prestigiadas por uma rica roda de pessoas com as mais diversas profissões e experiências, e para emergir o melhor aplicamos uma metodologia de diálogo conhecida como " Fishbowl Conversation ou Aquário" apelidado por " Conversa na praça".






O " Aquário" promove uma auto gestão da conversa pelo grupo onde a partir da auto percepção e do seu entorno, as pessoas vão ocupando as cadeiras colocadas  no centro, conforme sentem que podem contribuir com o diálogo ou fazer uma pergunta. O palestrante também ocupa uma destas cadeiras. Existe o cuidado para que sempre aja uma cadeira disponível para quem desejar entrar na conversa, e ao redor fica a escuta ativa. O silencio faz parte da conversa.  



Carla Boin, Maurício Goldstein e eu.


Derek Gallo, um dos sócios da PLUG,
 contribuindo em nossa conversa.

Agradeço a minha parceira neste encontro, a Carla Boin, ao nosso apoiador PLUG Negócios & Pessoas e a presença de cada um, esperando revê-los em breve!


                                           

PLUG, um maravilhoso espaço de coworking, criando um ecossistema para o desenvolvimento de pessoas e de negócios. Visite: http://plug.ae/

Nenhum comentário:

Postar um comentário