terça-feira, 20 de agosto de 2013

Deg Leitores: A Escola dos Deuses - O despertar

Fazia tempo, que não escolhíamos um livro mais denso, daqueles que mesmo que se queira não é possível ler numa "sentada só", não que tenhamos alguma meta, mas porque nos convida a questionar e a refletir sobre crenças arraigadas. Chama o real de sonho, e o sonho de realidade... 


O autor Stefano Elio D´Anna, sociólogo italiano, já na contra capa menciona... a doença mais temível do planeta não é o câncer nem a Aids, mas o pensamento conflituoso do homem. 

A estória é de um homem comum, executivo no caso, que tem em seu trabalho seu grande significado existencial. Iludido pelo glamour da carreira profissional e pelos bens materiais navega, como se pudesse não dar atenção a qualidade das relações e a sua espiritualidade, e na sua onipotência vê-se só. Ou melhor, está cego interiormente, e no vazio da alma, é despertado pelo "Dreamer", um personagem provocador, que diz-se "sonhador" e lhe chama de "sonhado".

Neste encontro, preferimos nos a ter apenas ao primeiro capítulo, e numa conversa sincera e profunda, fomos construindo nossa colheita coletiva a partir das percepções individuais:

Podemos criar a realidade a partir das nossas escolhas. 
O que é real? O sonho é real. A realidade é reflexo de nossos sonhos. O verdadeiro sonho está, intimamente, relacionado às aspirações emocionais mais do que as materiais.
Para encontrá-lo é preciso de auto-observação. Olhar a própria vida de cima, sem julgamentos, com sabedoria. É o início da arte de sonhar.
As dependências de qualquer natureza, sejam financeiras e/ou emocionais, nos aprisionam porque deixamos de acreditar em nós mesmos. E são apenas reflexo do medo.

No mundo existem só duas forças, uma paralisante - o medo - e a outra motora - o amor.

O que fazer com as "lacunas" do passado, aquilo que deixamos pendente e sentimos culpa? Se não forem resolvidas, os padrões se repetirão. Sem perceber continuamos condicionados por elas.
A auto observação é a possibilidade que temos de curá-las. É preciso perdoar-se por dentro. A expansão da consciência revela inúmeras possibilidades.



Esta noite, simplesmente, esqueci-me de fotografar... 
assim deixo uma inspiração: 
O Festim dos Deuses, de Giovanni Bellini


Quem é o Dreamer?
É algo que está dentro de nós, talvez seja a motivação, a alma imoral, a intuição ou mesmo a lucidez, aqueles momentos de lucidez...
Mas, ninguém consegue encontrá-lo sozinho. É preciso auto conhecimento combinado com os aprendizados que temos a partir das relações com os outros. Somos interdependentes. As fragilidades são inerentes ao ser humano.

O "morrer", sentir-se no fim "do poço", pode ser uma oportunidade para renascer. Reverter completamente a própria vida.
E no fim da vida, ou quando muito debilitados fisicamente, podemos até escolher o "nosso momento" da morte.
A maior doença da atualidade é a depressão, suas causas são biológicas e devido ao sofrimento gerado pelas "lacunas" do passado.

O que é Ser livre?
É estar desperto, ser desapegado, grato e resiliente, e sentir-se bem.

***
Nosso próximo encontro será no dia 11/09, e discutiremos sobre os capítulos 2 e 3. Se desejar fazer parte desta conversa, seja muito bem vindo e escreva para: contato@casadegfilo.com.br

" Você é o único obstáculo ao que possa desejar. Sonhe sem descanso!"

2 comentários:

  1. Estou lendo o livro e adorando. Realmente é um convite para continuar a leitura, mas, degustando calmamente todo o seu conteúdo.

    Que possamos todos encontrar nosso "dreamer" e despertar para a realidade (onírica).

    Vou acompanhar as discussões e quem sabe não consigo me juntar ao grupo...

    Abraços e grato à Flavia por proporcionar estes encontros ou encantos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, será necessário empenho para encontrarmos o Dreamer, mas a vantagem é que uma vez descoberto, estará sempre presente para nos "guiar" no caminho da luz e da verdadeira realização. Receber seus comentários à respeito da leitura, e sua visita, serão uma enorme alegria! Muito obrigada, bjs

    ResponderExcluir