terça-feira, 5 de março de 2013

Somos Conscientes do Inconsciente?

A dica do filme veio de nosso amigo Beto Pandiani e o tema logo nos fisgou!




No filme " A Origem" de Christopher Nolan, DiCaprio faz o papel de Dom Cobb, um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente dos seus alvos durante o sonho. Incapaz de visitar seus filhos, Cobb tem a chance de vê-los em troca de um último trabalho: fazer a inserção, plantar a origem de uma ideia na mente de um rival de seu cliente. Inclusive, para nós o nome original do filme faz muito mais sentido " Inception".

O estudo da Neurociência sempre nos interessou. Saber mais sobre nossa poderosa e misteriosa máquina cerebral subaproveitada. Cientificamente, segundo Sidarta Ribeiro um neurocientista de renome, é possível sonhar que se está sonhando, mas ninguém sabe ao certo quantas camadas um sonho pode ter. Uma vez dentro do sonho, o filme mostra que a cada camada o tempo passa mais devagar: um segundo no mundo dos acordados significa cinco minutos na primeira camada de sonho, duas horas na segunda, e assim por diante. E como acontece com a maioria das pessoas, morrer faz com que a pessoa acorde. Também é possível ser um sonhador lúcido, capaz de criar o enredo com sua própria vontade, simulando o que quiser, como os "agentes contratados" do filme.

A parte de todas questões científicas ou não, permitirmo-nos ir além na leitura de símbolos e sinais.


Ana Cristina Mazetti, Beatriz Leonessa, Paula Cadette,
Cris Croso e Renata Garcia Alloza.


Segue abaixo a colheita coletiva que fizemos:




A personagem feminina, sua esposa, representa o subconsciente de Cobb, que não lhe dá liberdade, é a culpa que o aprisiona.
Talvez  o nome " A Origem" seja a ideia inserida ser percebida como "sua" por quem a recebeu mas para nós, vem da inspiração genuína, onde é possível criar e perceber o mundo simultaneamente. 
Existem várias realidades? Se pensarmos numa situação estressante, de grande impacto emocional, todas as pessoas ali presentes, irão vivenciar o fato de uma maneira, criando diferentes realidades. A física quântica propõe a existência de mil oportunidades, que são acessadas de forma diferente.
Uma ideia, uma palavra má pode restringir o potencial de uma pessoa... por isso seja você! 
Pensando assim, atenção, muitas ideias negativas ou distorcidas podem ser "inseridas" em nossa cabeça pela família, conjugue, publicidade, pai...



Beatriz Leonessa seja bem vinda!

Qual é o amuleto que me traz a realidade? Filhos, pode ser um!
Como lidar melhor com todas estas influências "não positivas" ? Mantenha o foco no fato, tenha menos culpa e seja mais racional.




" No sonho o uso do cérebro é ilimitado!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário