terça-feira, 26 de março de 2013

Deg Aprendizes: Escolhas, Neurociência e meditação relacionam-se?

Nosso encontro começou enigmático, com um filminho de "basquete" de 15 segundos e uma pergunta: Quantas vezes as pessoas de camiseta branca passam a bola batendo no chão?




Simples, não? Não, a confusão estava instalada... Estávamos em 10 pessoas, metade viu passarem a bola 3 vezes, duas viram 2, duas viram 8 e uma 6. Ah! Uma viu uma mulher de preto que atravessou a roda e outro viu um macaco na cena. Como é possível?




"Rainha" Regina Migliori.

E foi assim, que Regina Migliori formada em Neuropsicologia com seu vasto e impressionante curriculum vitae*, muitas vivências na Índia e Nepal com práticas meditativas e bondade no coração, iniciou nossa reunião.

Tive a nítida sensação que entramos em outro "campo vibracional", mergulhamos num tubo, e tudo que ouvíamos era de uma clareza e fazia tanto sentido que dava até falta de ar! rs...



Simpaticíssimo casal: Constança e Francisco Moreira

A diferença de percepções e/ou visões ocorre devido ao nosso foco excludente, unidirecionado e autocentrado. Complicado? Nem tanto... Somos educados desde pequenos a termos Foco, a nos concentrar numa única coisa de uma vez. Além disso, a visão depende do que conhecemos, de nossas experiências. A experiência é o encontro do mundo externo com o interno. Se não conhecemos, não vemos, nem tão pouco podemos escolher bem. 



Célia F. Costa, que sem querer
encontrou o casal amigo acima.


O Foco é como se fosse uma trajetória "autorizada", mas se relaxarmos o olhar e exercitarmos nossas percepções através das práticas meditativas, poderemos adquirir a percepção extra-sensorial "não autorizada", aquela que engloba todos os nossos sentidos, experiências e vivências. E entrar no campo da sincronicidade e da " Cosmo-visão".

Outro ponto muito interessante em nossa reunião é o fato de que Ideias fixas, pensamentos e sentimentos produzem mudanças neuro anatômicas e fisiológicas. O cérebro lê aquela "mensagem" que se repete tanto e "organiza-se" para ao recebe-la responder mais rápido criando um padrão nas células do córtex. A cada tempo criamos nossa realidade.



Novos encontros, novas pessoas, novas possibilidades:
Ricardo Glass e Andréa Dias.


Como diria Nietzsche é preciso aprimorar a técnica. Exercitar a Meditação de Atenção Plena e ampliar os estados de consciência para atingimos o Ponto de não retorno, onde temos discernimento, visão sistêmica e ampla consciência.

A meditação tem como função "educar" a mente, permitir que os pensamentos fluam sem nos apegarmos a eles, e ao mesmo tempo possamos encontrar um "lugar sossegado" dentro de nós. Por que não paramos de pensar nem quando dormimos.

As 4 fases da Meditação de Atenção Plena:
1. Focar atenção interna na respiração, som...
2. Sustentar este foco por tempo prolongado.
3. Direcionar o foco para onde deseje.
4. Preencher com valores e amor este "espaço".

Praticando poderemos levar " o estado de calma" para contribuir no caos do dia a dia, e nos diálogos cotidianos.

A Regina comentou que nas escolas em que está fazendo uma pesquisa, estão conseguindo medir o alinhamento entre o coração e o aprendizado através do uso de um software chamado " Heart Math", tamanha é a importância que o alinhamento do ser tem para a qualidade de vida do individuo e para a sociedade.



Fiéis escudeiras: Paula, Renata e Cris!


Para finalizar ficou claro que fazer escolhas e tomar atitudes conscientes requer muita meditação e auto conhecimento.

Nos despedimos da Regina Migliori com "vontade de quero mais", e ela nos indicou um livro para leitura: " Os sete experimentos que podem mudar o mundo" do biólogo Rupert Sheldrake.

Sou muito grata pela sua visita e esplendido compartilhar de saborosas sabedorias além de todos os queridos convidados que engrandeceram nossa troca.

 * CV de Regina Migliori e um convite especial para um curso de Meditação, Neurociências e Desenvolvimento Humano no Instituto Migliori:
http://migliori.com.br/curso_280313.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário