terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portal do Mercado Ético divulga o evento Saber com Sabor sobre o livro " A Caveira de Hamlet" no restaurante Goshala.


MERCADO ÉTICO RECOMENDA >


28/08/2012 16:14:49

Homero Santos participa de evento na Casa Deg Filó

Mercado Ético

Reunião da Casa Deg Filó: convidados saboreiam sabores e saberes. / Foto: divulgação
Foi no ano de 2009 que a farmacêutica bioquímica Flávia Ursini reencontrou uma amiga de infância, a Paula Cadette, e descobriu um forte desejo em comum: reunir pessoas para conversas interessantes e, assim, compartilhar experiências e, quem sabe, encontrar a “fórmula” da vida que vale a pena ser vivida, como diria Clóvis de Barros Filho. Foi daí que nasceu o projeto “Degustações Filosóficas”, carinhosamente apelidado de Casa Deg Filó.
Hoje, quinzenalmente elas recebem pessoas justamente para realizar aquele desejo. No encontro, primeiramente os participantes meditam para se desvencilhar do estresse. Depois, dão início ao jantar e à discussão sobre um tema já determinado. “Acreditamos que a reflexão solitária é restrita, e que, a partir da força do grupo, podemos ir além”, conta Flávia.



Homero Santos, autor de "A caveira de Hamlet", promete compartilhar suas reflexões malcomportadas no próximo encontro, que será dia 13/9, às 19h, no restaurante Goshala, em São Paulo
E o próximo encontro contará com a presença do consultor Homero Santos, que junto com sua filha Fernanda, é autor do livro “A caveira de Hamlet – questionamentos malcomportados sobre a vida, a verdade e o futuro”. Ele promete compartilhar com os presentes suas reflexões malcomportadas. O evento será no dia 13 de setembro, às 19h, no restaurante Goshala, que fica na rua dos Pinheiros, 267, em São Paulo. Os interessados devem mandar um email paracontato@casadegfilo.com.br informando o desejo em participar do encontro.
Abaixo, além de falar um pouco mais sobre como nasceu a Casa Deg Filó, Flávia explica como será a participação de Homero no encontro que une saber e sabor.
Mercado Ético - Quando e como nasceu o Degustações Filosóficas, ou como já é conhecida, a Casa Deg Filó?
Flávia Ursini – O Degustações Filosóficas nasceu há três anos, resultante do reencontro de uma grande amiga de infância, a Paula Cadette. Naquele momento, descobrimos que tínhamos mais um desejo em comum, o de criar um grupo de mulheres para refletir e aprender juntas assuntos como filosofia e autoconhecimento, sem qualquer doutrinação, a partir da leitura de livros. Embora não tenhamos a mínima pretensão de sermos filosofas, frequentei antes disso por alguns anos a Escola Gurdjieff São Paulo. Por sua vez, Paula tinha sido assídua em muitos grupos eworkshops sobre autoconhecimento, como os do Yasuhiko Genku Kimura, filósofo japonês radicado em Nova Iorque.
O grupo foi apelidado com uma abreviação pelas frequentadoras, e ficou conhecido como Deg Filó. Hoje tornou-se uma casa para receber amigos de amigos com o mesmo objetivo de descobrir a sabedoria que existe em cada um de nós, compartilhar aprendizados e co-evoluir. Acreditamos que a reflexão solitária é restrita, e que, a partir da força do grupo, podemos ir além.



ME – E como funciona a dinâmica da casa?
FU – Os encontros são quinzenais e sempre seguem um ritual. Os participantes ao chegarem são convidados a uma meditação, para deixarmos de lado o estresse e todos os pensamentos que nos cercam depois de um dia intenso em São Paulo. A seguir, inicia-se o jantar e a discussão propriamente dita sobre o tema escolhido. Os temas não são previamente definidos, mas cada grupo no jantar decide qual será o tema para próxima reunião. Sempre ficamos impressionados com a sinergia das ideias.
ME – Qual relação vocês procuram estabelecer entre culinária e filosofia? Aliás, existe uma linha filosófica que a casa segue ou procura seguir?
FU – Gostamos de cozinhar e, se não, ao menos degustar. Foi isso que inspirou o nome ” Degustações Filosóficas”: queríamos degustar novos sabores e saberes. Coincidência ou não, há pouco tempo fiquei sabendo a partir da leitura de “Variações sobre o prazer”, de Rubem Alves, e de conversas com Homero Santos, que saber e sabor têm a mesma origem no latim: sapere. Outro livro, “A Conversação”, de Theodore Zeldin, também nos sugere que refeições saborosas e elaboradas aguçam a conversa.
Quanto aos cardápios, percebo que foram “evoluindo” com o tempo. Hoje preparamos refeições mais inclinadas ao paladar veggie, sempre com ingredientes diferenciados. Isso faz parte de uma postura mais sustentável de vida que desejamos.
ME – Aliás, Homero Santos, autor do livro “A caveira de Hamlet” e editor do blogRepaginando, publicado pelo Mercado Ético, é o convidado do próximo encontro da Casa Deg e Filó. Como vocês descobriram Homero?
FU – Ao querido amigo Homero, nos conhecemos através de minha cunhada, Tarcila Reis Ursini, há uns seis anos. Coincidência ou não, isso já está ficando sistemático, encontramo-nos num jantar na casa dela há três meses, cheios de novidades para contar. De um lado, comentei do lançamento do blog Casa Deg Filó e de outro, ele contou sobre o lançamento do livro que havia escrito com sua filha, Maria Fernanda Santos, “A Caveira de Hamlet”. O convite para vir compartilhá-lo na Casa Deg Filó foi prontamente aceito por ele.
Desta experiência sem igual, surgiu a vontade e a necessidade de compartilhar a leitura do livro e seus questionamentos com mais pessoas, por isso escolhemos o restaurante Goshala, de comida natural contemporânea, melhor localizado para nos receber. A Casa Deg Filó, com instalações mais reduzidas, fica no Morumbi.
ME – Sobre o que ele vai falar?
FU – Na verdade, o que pretendemos não é que ele discurse sobre o livro – o que também seria maravilhoso -, mas que os participantes, a partir de uma leitura prévia ao evento, tragam seus questionamentos para juntos compartilharmos reflexões a respeito. Homero estará presente para dialogar com os convivas. Temos certeza que esta será uma saborosa experiência para todos.
ME – Como participar?
FU – Basta enviar um email para contato@casadegfilo.com.br informando o desejo de participar e fazer um depósito para confirmar a inscrição. Feito isso, o participante que ainda não tiver o livro o receberá na versão eletrônica, via Amazon.com. É muito importante ter lido o tanto que seja possível do livro, para aproveitar ao máximo este encontro!
(Mercado Ético)



Nenhum comentário:

Postar um comentário