terça-feira, 24 de abril de 2012

Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido Cap. 12 (págs. 273 a 298), P.D.Ouspensky

No livro, Ouspensky quando quer mencionar trabalho interior, autoconhecimento, apenas menciona “trabalho”.

Distanciados de nossa essência, normalmente vamos levando a vida preferindo não entrar em contato com algumas tristezas, insatisfações, frustrações... Como se pudéssemos deixar para depois nossas mais genuínas questões. Cutuque-se, saia da zona de conforto. Quando sentir-se arrasado, perdido... estará pronto para iniciar o “trabalho”.


Ele sempre menciona que o caminho do trabalho é duro e para poucos. Além disso, não é algo que possa sair por aí compartilhando e contando “seus feitos”. Ao dividir as vivencias do trabalho com pessoas que não estão em sintonia, ele simplesmente se esvaziará.

É preciso morrer para renascer para o trabalho. Na verdade, estamos falando do ego. É o ego que precisa morrer.

Nossa essência adquirimos até os 6 anos, talvez  no máximo 12 anos, depois disso somos resultado da influencia dos outros a nossa volta. É esta influencia que define nossa personalidade.

Sem perceber, desempenhamos vários papéis. Quando nos pegamos num “papel” ou “atividade” que não conhecemos, somos nós mesmos. Permitimos que nossa essência manifeste-se.

Um dos comentários que surgiu, foi a respeito de “story telling”, ou seja, num roteiro, o que interessa são os personagens e mais especificamente suas falhas.  Fazendo a correlação, você torna-se mais interessante quando é você mesmo em sintonia com sua essência, não aquele que “sabe tudo e esconde suas fraquezas”.

Muitas vezes, ao sermos abordados para contar nossa estória de vida, tendemos a só contar o lado bom ou só o ruim. Isto acontece porque não sabemos distinguir a personalidade da essência. Dizer toda a verdade sobre si mesmo é muito difícil.

Outro tema abordado no capitulo foi a respeito da energia sexual. O centro sexual é o mais importante em termos de “gerador de energia” para o corpo. No entanto, todos os outros centros devem gerar sua própria energia e manter-se em harmonia. Ás vezes sacrificamos nossa energia sexual para alimentar os centros que estão desequilibrados, e a energia sexual é desperdiçada, situação denominada de “abuso sexual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário