segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido, P.D.Ouspensky (cap. 3 - pág. 84 a 102)

Da leitura, ora dèjá vu ora enigmática, do capítulo 3 do livro  Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido podemos digerir alguns pontos de vista de Gurdijeff. O "Eu", repleto de eus, muda sempre. A cada momento, pensamento a pensamento, somos um diverso. Reconhecer é perceber a necessidade de evolução, mas evoluir é outra coisa. O homem não evolui coletivamente, não acontece por acaso. A evolução só é possível individualmente, intencionalmente, com a força de vontade e o poder do fazer, buscar e questionar.




É proporcional a evolução da consciência. Mas, como assim não é para todos? Todos, no sentido da Humanidade. A desatenção, o desinteresse pela dedicação na busca pela auto evolução, libertam energia para o Cosmo. E segundo Gurdjieff, essa é a lei da Natureza, o equilíbrio está justamente aí. Funciona como uma cadeia alimentar, a energia dispersa é utilizada por outros seres celestiais, como a Lua. E para aqueles, que decidiram seguir o caminho árduo, estão sob a "lei da seleção natural " de Darwin, se assim pudéssemos dizer. Calma, não é tão solitário assim. Quando estamos atentos ou por afinidades, encontramos seres como nós, que nos acolhem e nos fortalecem nesta travessia.

Além disso, se conhecermos os nossos 5 centros energéticos básicos (intelectual, emocional, instintivo, motor e sexual) poderemos viver mais plenos. É a energia do centro sexual que alimenta os demais, assim qualquer desequilíbrio, ou abuso, poderá trazer doenças, depressões e desânimo. Cabe a nós cuidar de nossa energia sexual e ter a consciência deste equilíbrio. A Homeopatia, agora reconhecida, parece compreender tudo, tratar a doença causada pelo desequilíbrio da energia vital.

É possível evitar que essa energia vital se vá? Aqui nenhuma novidade, focar a sua atenção, praticar o Aqui e Agora e meditar. Da simples observação do cotidiano, um dia em que estamos caóticas, dispersas, terminamos exaustas e sem realizações. Ao passo que, ao programar o dia com metas sensatas, terminamos antes do previsto e realizadas, é o auge do bem estar. Na busca pelo melhor resultado é  preciso haver consciência, sentir o que fez, convocar a Atenção.



















Ok, simples ficar atento o tempo todo? Comentamos sobre o site "365 nuncas", onde duas meninas propõem-se fazer algo novo todo dia ou fazer algo rotineiro de uma maneira diferente. Será que atitudes assim nos despertariam? Vale a visita: http://www.hypeness.com.br/2012/01/365-nuncas-faca-uma-coisa-diferente-todo-o-dia-do-ano/

Dando continuidade as nossas reflexões, acredito que seria muito interessante lermos o cap. 6, que trata de "conhecer-te a ti mesmo", o cerne da filosofia de Gurdjieff. Além de abordar metas pessoais e hábitos. Pensem sobre suas manias e procurem mudá-las, amenizá-las. Leiam e descubram: É possível mudá-las? Quais as conseqüências? E os resultados? Certamente teremos uma reunião bastante polêmica!


3 comentários:

  1. Uma sugestão concreta. A tese de Gurdjef com 20 passos para se viver bem:

    1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

    2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

    3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você

    4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

    5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa,no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

    6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.

    7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas...

    8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

    9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
    10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

    11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.

    12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

    13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

    14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

    15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

    16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

    17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

    18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

    19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

    20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!

    ResponderExcluir
  2. Cacau, é isso aí! O Gurdjieff é sem dúvida um grande mestre. Propõe pequenas e simples atitudes no cotidiano, capazes de transformar o universo a sua volta!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu Blog, parabens!

    ResponderExcluir