terça-feira, 22 de outubro de 2013

Deg Filó Itinerante em Perdizes: O que te inspira, move e motiva?

Nesta noite, o querido casal anfitrião Debora e Lúcio Di Domenico abriram sua casa para receber o círculo dos Amigos da Casa Deg Filó e compartilharmos um pouco do que o casal Luah Galvão, atriz, e Danilo España, fotógrafo, ouviram, viram e aprenderam na viagem de Volta ao mundo que fizeram com a seguinte pergunta: "O que te inspira, move e motiva?"Essa foi a motivação do projeto “Walk and Talk”, que durante mais de dois anos atravessou 28 países nos 5 continentes. 



Anfitriã Débora Di Domenico, Luah Galvão, Danilo Espãna e eu.

Foi quase impossível acolher a todos que quiseram vir,
 mas na casa desta anfitriã sempre há um jeitinho...


Na roda havia muita curiosidade para saber a "grande resposta" mas Luah, logo esclareceu que a motivação é algo muito pessoal e único, sendo praticamente, impossível chegar num denominador comum. Para eles, cada encontro, cada conversa teve um sabor especial e foi mágico conhecer um pouco da vida de cada pessoa que abordaram. Essa foi a grande viagem. "A cada passo que dávamos, sentíamos que dávamos três para dentro", comentou.



Luah desabafa, dar a volta ao mundo, suscita a vontade de vê-lo do alto, que nos escancara sua finitude, a limitação da aonde podemos ir e explorar versus a imagem de nosso Ego ilimitado e voraz por consumir. Nossos ancestrais honravam a Natureza e a tinham como sagrada, para haver "evolução" a saída foi diminuir o respeito à ela, a fim de poder fazer um uso abusivo. Nossa unica saída é reconhecer a sustentabilidade das relações e nossa interdependência a todos os seres da Terra...























Nossa colheita...


Iniciaram contando que na civilização grega a educação Helênica ou Paideia, estava ligada a um ideal de formação educacional, que procurava desenvolver o homem em todas as suas potencialidades de tal maneira que pudesse ser um melhor cidadão. Estava no propósito da existência a lapidação das habilidades, isso porque acreditavam que quem desenvolvia o talento era mais feliz e motivado.




Frequentadores assíduos da Casa Deg Filó, nos prestigiando.


Mas, na diversidade das respostas, não era só isso, a motivação vem de dentro, acende os olhos com a "chama" advinda do coração. Este é o entusiasmo, é encontrar o "Deus" interno! Quem tem brilho nos olhos, tem mais sucesso. No entanto, vale lembrar que ninguém motiva ninguém...

Você pode ser inspirado por outras pessoas, líderes, ou mesmo estórias pessoais. "Storytelling" tem grande poder de inspirar e transformar porque ativam centros no cérebro que dão prazer. 



As queridas, Olinda Ornelas e Lucila Meirelles muito atentas.



A conversa seguia provocativa... e o medo pode motivar? Não... o desejo de romper com o medo pode te mover.





Eu e a anfitriã Deby Di Domenico,
amiga querida, que sempre me inspira!

Um sorriso contagia, o resgate pelas "coisas simples" motivam. Podemos nos reinventar, ser mais simples e eficazes. Segundo o livro " O Poder do Mito de Joseph Campbell" quando atingimos a Bliss (o que nos motiva) abrem-se os caminhos e os obstáculos diminuem.



Lindo de ver, família unida
 em conversa para todas as idades.


Para os mais velhos, a própria finitude da vida pode motivar. Para outras, o amor e o culto à família são predominantes. Grande parte dos jovens falou sobre o desejo de contato com a natureza. Das pessoas mais "evoluídas espiritualmente", a busca pelo equilíbrio, a conexão aos rituais e o respeito à natureza estavam no cerne da motivação, independentes de serem mais ricas ou pobres. A saúde também apareceu como motivadora, ou melhor a sua recuperação, a consciência de sua força.





O que ficou claro é que a motivação é mutável e pode evoluir com a vida ou com os sonhos. Mas, que também existem os "impostores da própria vida", quando não nos observarmos e descuidamos de nossas motivações e habilidades.

O tempo acabou, mas a vontade de conversar e saber mais sobre esta rica experiencia não... o casal disponibilizou-se a responder todas as perguntas que não puderam emergir no encontro e colocou seu blog para contato: http://www.walkandtalk.com.br




Esperamos recebe-los novamente, para seguirmos esta viagem tão provocativa e reveladora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário